segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SETEMBRO É MÊS DE CAMPANHA DE SAÚDE ORAL NA 
SMILE4PETS - ODONTOLOGIA VETERINÁRIA


Descontos e formas especiais de pagamento para todos os clientes
Somente em Setembro!!




As estatísticas mostram que 85% dos animais de companhia vão apresentar problemas dentários ao menos uma vez na vida. 
A doença mais comum na cavidade oral de pequenos animais é a DOENÇA PERIODONTAL, causada pelas bactérias presentes na placa bacteriana e cálculo dentário (o famoso tártaro!).
Além de mal hálito, estas bactérias causam inflamação da gengiva, inchaço, possíveis sangramentos e muito desconforto ao se alimentar, principalmente quando o osso alveolar (osso presente ao redor das raízes dentárias) é afetado e destruído. 
Os dentes podem apresentar mobilidade pela deficiência de suporte ósseo. Esta é a fase mais grave da doença, quando pouco se tem a fazer além da extração dos dentes afetados. Acompanhem o esquema abaixo para melhor compreender como ocorre o desenvolvimento da doença

Esta esquema representa um dente sadio, cuja raiz está inserida no osso alveolar, a gengiva está sadia pela ausência de placa bacteriana

Neste segundo desenho, notamos que a presença da placa bacteriana e cálculo dentário ("tártaro") está causando inflamação da gengiva, mas ainda não afetou o osso alveolar (importante estrutura para a preservação da raiz). Este é a fase mais branda da doença, onde o tratamento periodontal realizado por um profissional especializado pode ainda recuperar a saúde dos tecidos periodontais

Entretanto, com o passar do tempo, a quantidade de placa bacteriana e cálculo dentário vai aumentando e, consequentemente, a infecção bacteriana torna-se mais grave, afetando o osso ao redor das raízes dentárias. Nesta fase, a perda óssea é irreversível e o tratamento periodontal especializado poderá impedir a progressão da doença, evitando que o dente afetado seja extraído.

Por fim, se nada for feito, a doença periodontal culminará na perda do dente pela total destruição do osso alveolar ao redor da raiz.



Outro aspecto importante a saber é que a doença periodontal é uma doença crônica, e as bactérias presentes no "tártaro" podem causar lesões à distância ao longo do tempo, afetando órgãos importantes como os rins, coração, pulmões, fígado, articulações, entre outros.

(Fonte: Virbac)


Por isso, a prevenção é o melhor tratamento para que nada disso aconteça com seu animal de estimação. Veja abaixo como cuidar dos dentes do seu Pet, ensinando-o a escovar os dentes:

(Fonte: ABOV)


E, a SMILE4PETS - ODONTOLOGIA VETERINÁRIA participará desta ação promovida pela ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária) em setembro, com descontos e formas de pagamento especiais para tratamentos periodontais, além de oferecer orientação gratuita de escovação dentária para ajudar os proprietários no combate à doença. 
Para agendar um horário basta entrar em contato com nossa secretária pelo telefone 2369-7077 ou pelo e-mail contato@smile4pets.com.br.
Acesse nosso site www.smile4pets.com.br