quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Fratura de mandíbula em animais: como ocorrem e quais os cuidados essenciais que devemos tomar


As fraturas de mandíbula e maxila em cães e gatos são relativamente frequentes e causadas por atropelamentos, brigas entre animais, chutes ou quedas (especialmente nos gatos).

Quando o acidente ocorre, pode-se notar alguns sintomas como:

  • sangramento na boca
  • mal cheiro
  • assimetria, pelo deslocamento da mandíbula no local de fratura
  • alteração do posicionamento dentário, pelo deslocamento ósseo da mandíbula
  • inchaço na face
  • dificuldade em se alimentar
  • dor à palpação no local do trauma
Frente a este quadro, o animal deve ser encaminhado ao Médico Veterinário para avaliação do estado geral, especialmente em casos de atropelamentos, pois pode haver outras fraturas importantes ou até hemorragia interna, que devem ser controladas de forma emergencial e, depois de estabilizado, ser encaminhado para o especialista em Odontologia Veterinária para redução da fratura de mandíbula.


PRIMEIRA PROVIDÊNCIA: coloque uma focinheira de plástico, comprada em qualquer Petshop para manter a mandíbula estável, aliviando a dor do paciente

O tratamento para fraturas de mandíbula pode ser realizado de diversas formas, dependendo do local e das condições da fratura, assim como a existência de dentes sadios. 

Os ossos devem ser perfeitamente posicionados e os dentes bem alinhados para não causar uma má oclusão após o tratamento. Trabalhar de forma estéril e com bons materiais cirúrgicos também são importantíssimos para o sucesso, além da experiência do cirurgião.

Uma boa desinfecção deve ser realizada prioritariamente, seguida do debridamento dos focos de fratura e sutura de tecidos moles.


Uma técnica de estabilização muito utilizada é a aplicação de uma "tala" de resina sobre os dentes, por 30 à 40 dias, até que consolide a fratura, quando poderá ser retirada.

Resina colorida aplicada sobre os dentes de um cão, atuando como "tala" para consolidação da fratura.


Outra técnica, mais avançada e de maior estabilidade, é com o uso de mini-placas de titânio, especial para cirurgias bucomaxilares, tomando-se o cuidado de não perfurar raízes dentárias ou estruturas neuro-vasculares. 

Adaptação de uma mini-placa de titânico de 1.5mm em uma fratura de mandíbula em cão.




Pode-se também lanças mão do bloqueio-maxilo mandibular para fraturas em regiões caudais da mandíbula, como em côndilo, e cerclagens ósseas com fio de aço.

Bloqueio maxilomandibular em um cão, para estabilização da mandíbula durante a fase de consolidação. O animal alimenta-se normalmente pela passagem da língua, com alimentação pastosa

Rx intra-oral de um cão com fratura de mandíbula caudal ao 1o molar inferior, sendo realizado cerclagem óssea com fio de aço.


Um fator complicados é a associação de fraturas manipulares com a doença periodontal. Animais com doença periodontal grave e crônica sofrem perdas ósseas pela ação de bactérias presentes na placa bacteriana e no cálculo dentário (conhecido como tártaro), fragilizando o osso e predispondo à fraturas patológicas. A consolidação das fraturas nestes casos é mais complicada, necessitando de outros recursos cirúrgicos para aumentar as chances de sucesso.

Se seu animal está com fratura de mandíbula ou maxila, procure um Médico Veterinário Especializado em Odontologia Veterinária para a melhor abordagem e tratamento.


sábado, 2 de novembro de 2013

Seu animal de estimação está com um dente quebrado? 
O que fazer?

   Cães e gatos frequentemente fraturam os dentes por motivos diversos como brigas com outros animais, quedas, atropelamentos, ou por hábito de roer objetos muito duros como ossos naturais, grades, portões, entre outros.

Veja acima como são os dentes normais de um CÃO e compare com os dentes de seu animal

                Veja acima como são os dentes normais de um GATO e compare com os dentes de seu animal


   Se seu cão ou gato está com um ou mais dentes fraturados, é necessário consultar um médico veterinário especializado em Odontologia para avaliar as condições da fratura e as possibilidades de tratamento.

TIPOS DE FRATURAS DENTAIS E POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO

- Se a fratura dental acometeu apenas a porção mais superficial do dente (o esmalte), ou afetou esmalte e superficialmente dentina (mas não atingiu a polpa do dente), uma simples restauração com resina da cor do dente é suficiente para devolver sua forma e a função.

- Entretanto, se a fratura chegou perto da polpa do dente (camada mais interna, constituída por vasos sanguíneos e nervo), é necessário realizar uma proteção da polpa com materiais odontológicos específicos para evitar sua inflamação e contaminação.

- Agora, se a fratura foi extensa e atingiu a polpa do dente, é necessária a realização de um tratamento de canal convencional.

Fratura de um dente canino inferior esquerdo de um cão com exposição do canal, sendo indicado o tratamento de canal convencional

   O Tratamento de canal convencional é semelhante ao tratamento de canal realizado em humanos. Remove-se todo o tecido da câmara pulpar e dos canais radicares com limas endodônticas, desinfectando o dente internamente e, posteriormente, realizamos sua obturação, que se resume no preenchimento dos canais radicares e vedação dos túmulos dentários com material obturador e cimentos específicos. 
Após a obturação, realizamos a restauração da coroa, total ou parcialmente, com resinas da cor do dente ou com próteses metálicas ou cerâmicas.

Tratamento de canal convencional em dente 1o molar inferior direito: limas endodônticas inseridas nos canais radicares para remoção de tecido pulpar necrosado e desinfecção



- Outra alternativa ao tratamento de dentes fraturados é a extração do dente afetado. Esta opção, entretanto, não deve ser considerada em casos onde é possível a realização do tratamento de canal, e sim, apenas quando não há condições de manter o dente na boca, como em casos de envolvimento com doença periodontal avançada, fraturas de raiz, ou reabsorções radiculares. 

Fratura dental do dente 4o pré-molar superior esquerdo de um cão com comprometimento periodontal. 
O dente foi extraído!

Assim, se é possível manter o dente, não há porque perdê-lo para sempre!


IMPORTANTE: Nunca ignore o tratamento de um dente fraturado! as fraturas dentais expõem o nervo presente dentro do canal e causam dor! 

Além disso, com a abertura do canal, há contaminação bacteriana da polpa dentária; estas bactérias se profileram neste espaço atingindo a ponta da raiz, levando a abcessos ao seu redor (coleção de pús ao redor das raízes). 

Por isso, procure um médico veterinário especialista em Odontologia o mais rápido possível, para instituir o tratamento adequado para o seu animal.